quarta-feira, 9 de março de 2016

SOFRIMENTO





Não há dúvidas, olhando a foto acima, sobre o tipo de sentimento que essa imagem busca expressar. Há, nesse coração preso a um velho poste por voltas de arames farpados, um retrato de dor, sofrimento, arrependimento, desilusão. Tal qual a coroa de espinhos sobre a fronte do Cristo, esses pontiagudos pedaços de metal não só aprisionam e ferem impiedosamente, mas desqualificam o valor do sentimento representado pelo rubro coração.
Essa imagem em muito se assemelha à do 3 de Espadas, uma carta que quase sempre prenuncia tempos bastante sofridos e pesarosos, onde mágoas e lágrimas costumam juntar-se a sentimentos bastante funestos em relação à vida. Como todas as demais cartas do naipe de Espadas, o aspecto que tratam é a nossa mente racional, nossa capacidade de observar, dissecar, analisar e chegar a um resultado. É a lógica, a razão, o aspecto matemático, científico, a capacidade de julgar e tirar conclusões. E, na carta de número 3 desse naipe, temos a clássica ilustração de Pamela Smith para o tarot de Waite, onde 3 espadas atravessam um coração que flutua sob a chuva que cai de cinzentas nuvens. Quadro bastante desolador...







Oracularmente, o 3 de Espadas prenuncia tempos de grandes desapontamentos, de sentimentos de pesar dignos, em sua exaltação, aos mais trágicos libretos operísticos. Há algo de profundamente melodramático nessa carta. Pode, inclusive, ser uma grande desculpa para não encarar a vida de frente, limitando-se ao romântico e operístico papel do amante enlutado.
As espadas cravadas no coração simbolizam que a perspectiva que estamos tendo da situação é enganosa, pois filtra os reais aspectos lógicos e racionais pelo âmbito turbulento, e nem sempre transparente, das emoções.

No século XVIII, o poeta inglês Leigh Hunt escreveu algo que muito bem descreve esse estado de alma:



"Afeto, igual à melancolia, aumenta insignificâncias; o primeiro vê corpos celestiais por um telescópio; o segundo vê monstros por um microscópio."

Alex Tarólogo

http://simboloseimagens.blogspot.com
http://arcanosmaioresdotarot.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário